O que fazer no Santuário Nacional de Aparecida? Veja 12 espaços para visitar na Basílica
05/10/2025
(Foto: Reprodução) Fim de semana tem muitos romeiros rumo ao Santuário de Aparecida
A cidade de Aparecida, no interior de São Paulo, abriga o maior templo católico do país: o Santuário Nacional, dedicado à Nossa Senhora Aparecida, a santa Padroeira do Brasil.
O Santuário é gigante: são 1.352.765 m² de terreno, sendo que 142.865 m² de área construída - só o prédio da basílica soma 71.936 m² de construção.
O local é grande, mas o volume de fiéis que visitam o Santuário também. Ao longo de 2024, pelo menos 9 milhões de fiéis visitaram o local.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Faltando uma semana para a Festa da Padroeira, santa celebrada anualmente em 12 de outubro, o movimento de devotos e romeiros que percorrem longos trajetos para visitar o Santuário Nacional de Aparecida já é intenso.
Pensando nisso, o g1 listou um guia com 12 lugares que unem fé e história para visitar no Santuário de Aparecida, seja para quem já esteve na casa da Padroeira ou para quem vai visitar pela primeira vez.
Nessa reportagem, você vai ver como são os seguintes espaços:
Nicho de Nossa Senhora Aparecida
Sala das Promessas
Caminho do Rosário
Fachada Norte
Fachada Leste
Passarela da Fé
Campanário
Bondinho
Basílica Histórica
Capela das Velas
Museu Nossa Senhora Aparecida
Mirante
Imagem encontrada em 1717 no Rio Paraíba do Sul fica em nicho blindado no Santuário Nacional em Aparecida
Carlos Santos/g1
1 - Nicho de Nossa Senhora Aparecida
Localizado na Nave Sul do Santuário, um grande totem dourado que tem quase 37 metros de altura guarda a imagem original do século XVII, feita em barro paulista. A Santa é protegida por um vidro blindado, que pesa cerca de pesa 205 kg.
Todos os dias, filas de fiéis se formam no local, com devotos que querem estar na presença da Santa para agradecer e fazer suas preces. Alguns chegam a fazer a subida da rampa de joelhos, para orar aos pés da Padroeira.
Voltar ao início.
Galeria Sala das Promessas Aparecida
Filipe Rodrigues / g1
2 - Sala das Promessas
No subsolo da Basílica fica a Sala das promessas, o espaço é um dos mais visitados pelos romeiros no Santuário Nacional de Aparecida. É local de agradecimento e homenagens à Nossa Senhora e conta com diversos objetos, fotos, cartas e testemunhos de fé dos devotos.
Além de poder visitar e ver os testemunhos de agradecimentos de outros devotos, que contam terem suas preces atendidas, os fiéis que forem ao local podem também levar objetos para fazer parte do acervo, contando sobre a promessa feita e a graça alcançada.
Voltar ao início.
Esculturas em tamanho real enfeitam Caminho do Rosário
Thiago Leon/ Santuário Nacional de Aparecida
3- Caminho do Rosário
Localizado próximo ao Hotel Rainha do Brasil, o Caminho do Rosário une a Cidade do Romeiro ao Porto Itaguaçu, local do encontro da Imagem de Aparecida, em 1717.
Todo o percurso é composto de 20 cenários, com um total em 128 esculturas criadas pelos artistas paraguaios Blas e Angela Servín, apresentando os quatro Mistérios do Rosário, oferecendo ao devoto uma experiência de museu ao ar livre.
Ao entrar nesse espaço de oração, as pessoas são acolhidas pela imagem de Nossa Senhora Aparecida.
O espaço dedicado à Padroeira do Brasil é envolto de rosas brancas, remetendo os visitantes ao principal objetivo do Caminho do Rosário, que é a paz, a serenidade e o conforto - qualidades que definem as mães.
As rosas brancas também representam o desejo de gratidão dos devotos a Nossa Senhora, que ofertam a Ela uma coroa de rosas todas as vezes que rezam o Rosário.
Voltar ao início.
Santuário Nacional de Aparecida inaugura fachada com mosaico gigante que retrata cenas bíblicas
Gustavo Marcelino
4 - Fachada Norte
A fachada norte conta com mosaicos gigantes que retratam cenas bíblicas. Ao todo, quatro mil metros quadrados de mosaico em pedra foram aplicados na principal entrada do Santuário Nacional, que tem cerca de 50 metros de altura.
O mosaico, que começou a ser montado em 2019, foi inspirado no Livro de Êxodo, da bíblia. A história narra a história da libertação do povo hebreu do Egito e a ação de Deus na vida dos fiéis.
As pedras usadas no mosaico são do Brasil, França, Grécia e Afeganistão. Além de granito e mármore, também foi usado o mosaico veneziano, feito artesanalmente.
Voltar ao início.
Inauguração da Fachada Leste do Santuário Nacional de Aparecida.
Lucas Torres e Thiago Leon/Santuário Nacional
5 - Fachada Leste
A fachada leste foi a terceira fachada do projeto de reforma do Santuário que ficou pronta. A primeira - a fachada norte - foi inaugurada em março de 2022. Já a segunda - fachada sul - foi entregue em maio de 2024. Uma quarta fachada, da ala oeste, está em obras.
Por meio dos mosaicos, as paredes da ala leste contam sobre a criação do céu, da terra e de tudo o que existe, relembrando o que é dito em Gênesis, o primeiro livro da bíblia.
Voltar ao início.
Passarela da fé.
Gustavo Marcelino
6 - Passarela da Fé
Com 392,2 metros de comprimento, a passarela liga a Basílica Velha, que é uma das primeiras igrejas construídas em honra à Aparecida, até o Santuário Nacional. O local costuma ser utilizado pelos peregrinos para pagar suas promessas, caminhando ou atravessando de joelhos de um ponto ao outro da passarela.
Voltar ao início.
Santuário Nacional de Aparecida tem campanário.
Thiago Leon/ Santuário Nacional
7 - Campanário
13 sinos compõem o Campanário do Santuário Nacional. Cada um dos sinos é dedicado a um dos 12 apóstolos, além de homenagear bispos e cardeais que marcaram a história da Padroeira do Brasil. O 13º sino é o maior em tamanho e é dedicado à Nossa Senhora Aparecida e São José.
Normalmente, os sinos, tradicionalmente tratados na Igreja Católica como ‘a voz de Deus’, ressoam sempre em que há momentos de alegria ou de tristeza profunda.
Quando o papa Francisco morreu, os sinos do Santuário Nacional de Aparecida tocaram, como forma de homenagem ao falecimento do pontífice.
Voltar ao início.
Bondinho em Aparecida.
Divulgação/ Basílica Nacional de Aparecida
8 - Bondinho
Os bondinhos são outra atração marcante de Aparecida. Eles contam com 47 cabines, cada uma com capacidade para transportar seis pessoas. O passeio tem extensão aproximada de 1.170m e passa sobre a cidade e a Rodovia Presidente Dutra.
Os embarques e desembarques são realizados na Estação Santuário, localizada no Santuário Nacional e na Estação Cruzeiro, no Morro do Cruzeiro.
Voltar ao início.
Basílica Velha foi o primeiro local que abrigou a imagem após ela ser encontrada no Rio Paraíba em 1717.
Fábio França/ G1
9 - Basílica histórica
Primeiro santuário dedicado à Santa, o templo foi o terceiro local religioso a abrigar a imagem de Nossa Senhora Aparecida. O local foi inaugurado em 24 de junho de 1888. No ano de 2004, a Basílica Histórica de Aparecida passou por uma restauração e a sua reinauguração ocorreu em fevereiro de 2015. Atualmente, o local fica aberto para visitação e também realiza celebrações.
Voltar ao início.
Capela das Velas no Santuário Nacional de Aparecida.
Léo Nicolini
10 - Capela de velas
A Capela das Velas é o espaço em que milhares de romeiros fazem pedidos e agradecimentos para a Santa Padroeira do Brasil todos os anos. É uma tradição que os devotos acendam uma vela para a Santa, fazendo preces, agradecimentos e promessas.
O espaço, construído na década de 1970, costuma gerar resíduos de até dez toneladas de velas por final de semana.
Voltar ao início.
Acervo do Museu inclui imagens barrocas
Thiago Leon/Museu N. S. Aparecida
11 - Museu de Nossa Senhora
O Museu Nossa Senhora Aparecida foi inaugurado em 8 de setembro de 1956, com a bênção do Cardeal Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, primeiro Arcebispo de Aparecida.
Toda a sua coleção foi reunida pela professora Conceição Borges Ribeiro, a partir da coleta de objetos pela região, com destaque para as peças indígenas. O primeiro local de funcionamento foi o prédio das Oficinas Gráficas de Arte Sacra de Aparecida.
Mais tarde, o museu foi transferido para a Galeria do Hotel Recreio, onde permaneceu até a mudança definitiva para a Torre do Santuário, onde foi inaugurado em 12 de outubro de 1967, passando a ocupar o 2º andar.
O espaço conta com exposições permanentes e temporárias sobre diversas temáticas, tendo como pano de fundo a história da devoção à Padroeira do Brasil.
Voltar ao início.
Torre Brasília tem museu e mirante no Santuário Nacional de Aparecida
Victor Hugo Barros/ Santuário Nacional de Aparecida
12 - Mirante
O Mirante está localizado no 16° andar da Torre Brasília e ao todo possui 324 metros quadrados.
A localização oferece uma visão privilegiada 360° graus de todo o entorno do Santuário Nacional, incluindo o local no Rio Paraíba onde a imagem de Nossa Senhora foi encontrada, a Rodovia Presidente Dutra e também alguns pontos da cidade de Aparecida.
Voltar ao início.
Santuário Nacional de Aparecida
Thiago Leon/Santuário Nacional
Fiéis atravessam passarela em direção ao Santuário Nacional de Aparecida
Foto: Thiago Leon/Santuário Nacional
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina